Com ventos contínuos de 185 km/h e rajadas ainda mais fortes, o furacão Genevieve estava previsto para atingir a extremidade sul da península mexicana de Baja California nesta quarta-feira. Até o momento, duas pessoas morreram afogadas no mar agitado, disseram autoridades.

Em uma mudança em relação às previsões anteriores, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) disse que um alerta de furacão estava em vigor em uma área que inclui os balneários de Los Cabos e a cidade de Todos Santos.

“A previsão é que o centro do Genevieve passe próximo ou a oeste da península de Baja California. Condições de furacão são previstas dentro da área de alerta do furacão iniciando-se nesta noite e continuando até quinta-feira”, disse o NHC.

Um alerta de tempestade tropical está em vigor na costa oeste da península da Baja California, do norte de Todos Santos a Cabo San Lazaro.

O NHC alertou que fortes chuvas do furacão podem levar a enchentes potencialmente letais e deslizamentos de terra em partes do extremo sul da Baja California ao longo desta quinta-feira (20).

A tempestade também deve produzir ondas que podem causar fortes correntes de retorno e ondas com risco de vida.

Agência Brasil