A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou nesta terça-feira, 17, que foi registrada a primeira morte pelo novo coronavírus no Estado. É o primeiro registro de óbito pela doença no País. A vítima era um homem de 62 anos que apresentou os primeiros sintomas no último dia 10 e morreu nesta segunda-feira 16. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem 290 casos da doença e são investigados outros 8.819 casos suspeitos. 

O homem não tinha histórico de viagem e estava internado em um hospital privado desde o dia 14. Ele tinha diabete e hipertensão. O coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, o infectologista David Uip, informou que a relação entre a doença e outros quatro óbitos que ocorreram na mesma rede de hospitais é investigada.

“A pandemia afetou, num primeiro momento, a rede privada. Isso já era esperado pelo perfil dos infectados. Não tem, neste momento, o número de pacientes graves porque estão em hospitais privados”, diz Uip. Ele explica que o ideal seria ampliar a realização de testes a todas as pessoas. No entanto, isso não é viável, justifica.

O secretário da saúde do Estado, José Henrique Germann Ferreira, explicou que 80% dos casos da covid-19 não precisam de internação hospitalar. Segundo Ferreira, quem vai para UTI teve alguma síndrome respiratória e precisa de respiradores.

Paulo Menezes, coordenador de Controle de Doenças da Secretária Estadual da Saúde, disse que, no momento, o importante não é saber o número de pacientes com sintomas leves. O importante é saber o número de casos graves — dado que o Estado não possui.

Em entrevista à CBN, o prefeito Bruno Covas (PSDB) lamentou a morte e destacou a gravidade da situação. “Isso mostra a gravidade dessa pandemia, que não é uma marolinha como muitos querem fazer crer.” De acordo com o último levantamento divulgado pela secretaria, na segunda-feira, 16, foram registrados 162 casos no Estado. 

Pedestres usam máscara para se prevenir do coronavírus no centro de São Paulo
Pedestres usam máscara para se prevenir do coronavírus no centro de São Paulo Foto: Alex Silva/Estadão

Fonte: O Estado de S.Paulo