O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada, criou a campanha “Neste Natal, Presenteie com Artesanato Goiano” para estimular o comércio local e garantir renda aos artesãos afetados pelo fechamento do comércio, em decorrência da pandemia de Covid-19. A iniciativa pretende divulgar os locais que comercializam os trabalhos manuais de profissionais espalhados por todo o Estado, e que expõem as obras em lojas colaborativas.
Para o secretário da Retomada, César Moura, o ato de presentear alguém com artesanato produzido em Goiás combina fatores afetivos, econômicos e de preservação da cultura local. “Nosso objetivo com esta ação é estimular o contato entre o público e os artesãos e garantir incremento de renda a este segmento, muito afetado com a pandemia”, comenta Moura. O titular da Retomada considera ainda que “uma peça artesanal é um objeto único e de forte representação da história, tradição e cultura regional, o que só reforça o apelo emocional de presentear com um produto criado por um artesão goiano”.
Presentear com artesanato local é um gesto que envolve muita mais do que relações comerciais. É o que defende o superintendente da Retomada do Trabalho do Emprego e da Renda, Décio Coutinho. “Cada peça construída pelo artesão é uma expressão da sua arte, então sempre é feita com zelo e carinho especiais, o que reflete na qualidade do produto, diferente daquilo que é produzido em grande escala”, explica Décio.
Outro diferencial apontado pelo superintendente da Secretaria da Retomada é a carga afetiva que é depositava na produção de cada peça. “Comprar artesanato local fortalece e valoriza o trabalho de artesãos e artistas, incentivando o consumo de objetos produzidos de forma independente. Além disso, produtos artesanais são feitos sem pressa, com cuidado e consciência, por isso são dotados de história e personalidade, valorizando o patrimônio histórico e cultural imaterial”, declara Décio ao destacar que estes produtos carregam em si valores do local, servindo como um meio de divulgação do turismo e cultura.
Confira abaixo alguns dos locais que vendem produtos artesanais em Goiás:
Goiânia
Loja da Cooperativa dos Artesãos de Goiás (Cartago)
Casa do Turismo, Rua 30 com avenida Tocantins – Centro
Informações: (62) 99221-9283 / (62) 99335-0265
Colaborarte – Loja colaborativa de artesanato
Shopping Bougainville – 2º andar – Setor Marista
Informações: (62) 98426-6118
Varanda dos Ipês – Loja Colaborativa de artesanato
Rua 21, 163 – Centro
Informações: (62) 39920-1040 / (62) 99901-9628
Feira do Cerrado
Domingo, das 9 às 13h
Endereço Rua 72, Jardim Goiás – no Parque da Criança, atrás do estádio Serra Dourada
Informação (62) 98105-9545
Governo de Goiás