Os advogados Anderson Máximo de Holanda, Alexandre de Morais Kafuri e Antônia de Lourdes Batista Chaveiro Martins foram os escolhidos pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) para compor a lista tríplice dos concorrentes ao cargo de desembargador, na vaga do quinto constitucional destinado à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO). A sessão extraordinária foi realizada por videoconferência, nesta segunda-feira (16/11), e transmitida ao vivo pelo Youtube.

Na primeira votação, Anderson Máximo de Holanda foi o mais votado, com 19 votos. Ele deixou a Secretaria Estadual da Casa Civil em 2019 para disputar a vaga. Na segunda, os desembargadores escolheram Alexandre de Morais Kafuri, 12 votos, e, na última votação, foi escolhida a advogada Antônia de Lourdes Batista Chaveiro Martins, que obteve 13 votos.

A lista com os três nomes será entregue ao governador Ronaldo Caiado (DEM), que definirá o nome do novo desembargador. Por ter sido seu secretário e também o mais votado entre os três, Anderson Máximo é tido como favorito.

O presidente do TJGO, desembargador Walter Carlos Lemes, parabenizou e desejou sucesso aos advogados escolhidos e, também, enalteceu a participação dos outros três integrantes da lista sêxtupla – os advogados Marcelino Assis Galindo, Ricardo Baiocchi Carneiro e Sônia Maria Carneiro Caetano Fernandes, afirmando que esse é um “sonho que não pode morrer”. Walter Carlos Lemes adiantou que pretende dar posse ao novo desembargador ainda em sua gestão.

Segundo o presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio Siqueira de Paiva, a formação da lista sêxtupla pela entidade teve uma campanha longa e desgastante, em razão do período complexo provocado pela pandemia. Ele enalteceu o alto gabarito intelectual dos seis participantes e assegurou que o próximo desembargador “honrará a história da advocacia goiana no Tribunal de Justiça”.

O presidente do TJGO, desembargador Walter Carlos Lemes, acompanhado do presidente eleito do TJGO, desembargador Carlos Alberto França, e do presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio Siqueira de Paiva, entregará a lista a Ronaldo Caiado ainda nesta segunda-feira. O procurador-geral de Justiça, Aylton Vechi e o defensor público-geral do Estado de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Júnior, também foram convidados a acompanhar a entrega.