A aprovação da população à atuação de Jair Bolsonaro cresceu e atingiu em agosto o maior patamar desde o início do mandato do presidente, em 1.º de janeiro de 2019, mostra a última pesquisa Datafolha. Segundo o instituto, 37% dos brasileiros consideram seu governo bom ou ótimo, diante de 32% registrados no levantamento anterior.

A última rodada do Datafolha foi realizada em 11 e 12 de agosto e a anterior, em 23 e 24 de junho. A queda da rejeição a Bolsonaro foi ainda mais acentuada: 34% consideram o presidente ruim ou péssimo agora, diante de 44% registrado no levantamento anterior. O porcentual dos que consideram a gestão regular foi de 23% para 27%.

A mudança de humor do brasileiro em relação a Bolsonaro coincide com a guinada do presidente em direção a uma gestão mais voltada para a área social, resultado do pagamento do auxílio emergencial em razão do profundo impacto da pandemia de covid-19 sobre a economia e os emprego, que registraram perdas recordes.

Ao mesmo tempo, chama a atenção o fato de que a aprovação a Bolsonaro tenha crescido e a rejeição, caído, em meio ao agravamento da crise de imagem relacionada à denúncia de suposta prática de rachadinha atribuída a Fabrício Queiroz e ao filho senador do presidente, Flávio Bolsonaro (RJ).