O presidente Jair Bolsonaro oficializou a indicação do advogado-geral da União, André Mendonça, ao Supremo Tribunal Federal (STF). O ato foi publicado no “Diário Oficial da União” (DOU) nesta terça-feira (13/07).

A indicação precisa ser votada no plenário do Senado após sabatina. Ele precisará da maioria (41) dos votos dos 81 senadores para se tornar apto a ocupar a cadeira de ministro da Suprema Corte.

Se passar pelo crivo dos senadores, Mendonça substituirá o ministro Marco Aurélio Mello, decano (mais antigo ministro) do tribunal, que se aposentou nesta segunda (12/07).

André Mendonça comentou a indicação pelas redes sociais. “Com a submissão de meu nome ao Senado Federal, agradeço a Deus pela vida e por essa possibilidade de servir meu país; à minha família, pelo amor recíproco; ao presidente Jair Bolsonaro, pela confiança; aos líderes evangélicos, parlamentares, amigos e todos que têm me apoiado”, publicou no Twitter.

Com a indicação de Mendonça, Bolsonaro cumpre a promessa de indicar o nome de uma pessoa “terrivelmente evangélica” para o STF. “Coloco-me à disposição do Senado Federal. De forma respeitosa, buscarei contato com todos os membros, que têm a elevada missão de avaliar meu nome. Por fim, ao povo brasileiro, reafirmo meu compromisso com a Constituição e o Estado Democrático de Direito. Deus abençoe nosso país!”, escreveu André Mendonça.