O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou nesta quarta-feira (10) que o esquema de manipulação de jogos estaduais e nacionais será investigado pela Polícia Federal (PF). O anúncio foi realizado pelas redes sociais.

Os acordos criminosos entre jogadores e apostadores vieram à tona em abril, após a Operação Penalidade Máxima, deflagrada pelo Ministério Público de Goiás (MP). Nesta semana, a Justiça tornou réus 16 pessoas envolvidas na manipulação de resultados de 13 partidas, sendo oito do Campeonato Brasileiro da Série A de 2022, um da Série B de 2022 e quatro de campeonatos estaduais realizados em 2023.

No documento feito pelo MP e enviado à Justiça, o órgão relata 23 fatos criminosos ocorridos durante as partidas, nas quais jogadores se comprometeram a cometer faltas para receber cartões e a cometer pênaltis. Entre os réus, estão sete jogadores e nove apostadores.

O órgão cita ainda jogadores que não foram denunciados, mas que são investigados como os ex-jogadores do Goiás, Dadá Belmonte e Sávio, que hoje disputam a elite do futebol brasileiro. O nome de Dadá, que hoje defende as cores do América-MG, por exemplo, aparece pelo menos dez vezes no processo de mais de 100 páginas. Prints mostram conversas dos investigados sobre uma aposta envolvendo o atacante e o zagueiro do Santos, Eduardo Bauermann, que foi afastado por também participar do esquema.

G1 Goiás