Serão R$ 3,5 bilhões pagos em 16 de setembro, valor que também contempla restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018.

Receita Federal libera hoje (9), a partir das 9 horas, a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2019.

Serão R$ 3,5 bilhões pagos em 16 de setembro, valor que também contempla restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018.

Neste lote serão contemplados 2.819.522 contribuintes, sendo 5.746 idosos acima de 80 anos, 37.622 contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.719 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, e 15.267 contribuintes que tenha no magistério sua maior fonte de renda.

Se você entregou a declaração do imposto de renda nos últimos dias de prazo e vai demorar a receber a restituição, não precisa ficar triste.

O valor a que você tem direito será corrigido pela variação da taxa básica de juros, a Selic, pelo período que você esperar – e sem impostos.

A restituição deste lote terá correção de 3,08%, correspondendo ao período de maio a setembro deste ano.

Veja as datas de pagamento dos lotes de restituição do imposto de renda:

Datas de restituição – Fonte: Receita Federal

LoteData
16 de setembro
15 de outubro
18 de novembro
16 de dezembro

Agora que você tem as datas, que tal começar a pensar qual tipo de investimento será merecedor do seu dinheiro? Veja aqui onde investir a restituição do imposto de renda 2019.

Como consultar?

Você pode consultar o status e o valor da sua restituição, se tiver dinheiro a receber, no site da Receita. Basta preencher o seu CPF, a data de nascimento e o ano da declaração que você deseja consultar.

Também é possível consultar a restituição pelo Receitafone, no número 146.

A consulta também está disponível para quem caiu na malha fina em anos anteriores, de 2008 a 2018, e neste ano regularizou a situação.

O que fazer se não pagarem?

Caso tenha direito a restituição e o valor não tenha sido creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Entenda o status da sua declaração

Quem não for contemplado nesse quarto lote pode pesquisar no site da Receita a situação da sua declaração.

Em processamento

A declaração foi recebida, mas o processamento ainda não foi concluído.

Em fila de restituição

O documento foi processado, mas o valor ainda não foi disponibilizado no banco. Lembrando que para receber a restituição, o contribuinte não pode ter pendências de débitos na Receita Federal ou na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Processada

A declaração foi recebida e teve seu processamento concluído. Atenção: isso, no entanto, não significa que o resultado tenha sido homologado, já que, pela lei, ele pode ser revisto em até cinco anos.

Com pendências

Durante o processamento da declaração, a Receita encontrou pendências de informações. O contribuinte deve regularizá-las.

Em análise

A declaração foi recebida e está na base de dados da Receita, que aguarda a apresentação dos documentos solicitados ao contribuinte ou ainda não terminou a análise dos documentos entregues.

Retificada

A declaração anterior foi substituída integralmente pela declaração retificadora apresentada pelo contribuinte.

Cancelada

A declaração foi cancelada por decisão da Receita ou solicitação do contribuinte.

Tratamento manual

A declaração está sendo analisada e o contribuinte deve aguardar uma correspondência da Receita.

Fonte: Valor Investe