O Estado de Goiás lidera o ranking nacional de pessoas que procuraram e conseguiram atendimento médico no Brasil. Em comparação aos demais Estados e ao Distrito Federal, a população goiana foi a que mais conseguiu ser atendida no ano passado. O dado faz parte da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o estudo, cerca de 1,1 milhão de goianos procuraram atendimento de saúde nas duas últimas semanas anteriores à data da pesquisa. Destes, 90,1% conseguiram atendimento. O número está acima da média nacional, que foi de 86,1%. Ao lado de Goiás está Mato Grosso do Sul, que também registrou o mesmo índice, ao atender 415 mil pessoas no período avaliado pela pesquisa.

A Estado investiu 12,01% da receita corrente líquida do Estado de Goiás em ações e serviços públicos de saúde em 2019, totalizando o pagamento efetivo de R$ 2,28 bilhões.

A legislação estabelece que o Estado tem a obrigação de aplicar, no mínimo, 12% dos recursos arrecadados em despesas com saúde.