Revelação de 19 anos venceu a prova dos 400 metros com barreiras. Corredor fez 4º melhor tempo do mundo em 2019, com direito a melhor marca pessoal: 48s45.

Após uma avalanche de medalhas na quarta-feira, o atletismo brasileiro foi apenas uma vez ao pódio nesta quinta nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Mas foi em grande estilo.

+Confira o quadro de medalhas dos Jogos Pan-Americanos de Lima

Alison dos Santos, de 19 anos, conquistou na noite desta quinta-feira a medalha de ouro na prova dos 400m com barreiras. Recordista sul-americano sub-20 (com 48s49), o paulista, que é apontado como uma das principais revelações do atletismo nacional, triunfou com um tempo de 48s46, a melhor de sua carreira. A prata ficou com o norte-americano Amere Lattin (48s98) e o bronze com o jamaicano Kemar Mowatt (49s09).

Alison durante a final dos 400m com barreiras — Foto: Henry Romero/Reuters
Alison durante a final dos 400m com barreiras — Foto: Henry Romero/Reuters

O tempo é o quarto melhor do mundo no ano, índice para a Olimpíada de Tóquio – que, por sinal, ele já tinha – e confirma o excelente momento do jovem atleta do país, que em julho também foi ouro na Universíade de Napoli, na Itália.

Alison Santos no Pan de Lima — Foto: Wagner Carmo/Panamerica Press/CBAt
Alison Santos no Pan de Lima — Foto: Wagner Carmo/Panamerica Press/CBAt

– Estava nos planos vim e fazer a melhor marca. Sempre quero fazer o melhor resultado. Meu estilo de corrida é assim: no começo não passo tão forte, mas minha segunda metade é muito forte. Consigo evoluir a cada barreira. É um ano surpreendente. Não esperava conseguir esses resultados com 19 anos – disse o atleta, que dedicou o título à mãe, Sueli.

Alison sofreu um acidente que marcou sua vida e seu semblante quando ainda era pequeno. Com apenas dez meses, ele bateu no cabo da frigideira e derrubou óleo quente de uma panela. Ele ficou cinco meses internado até se recuperar das queimaduras na cabeça, ombro e braços. As cicatrizes na cabeça ainda são bem evidentes.

Outro destaque do Brasil nesta quinta-feira foi a velocista Vitória Rosa. Medalhista de bronze nos 100m rasos na quarta, ela venceu sua bateria e obteve o melhor tempo nas semifinais dos 200m, com a marca de 22s72 – a mais veloz de sua vida na distância. Mais: o tempo registrado está abaixo do índice para os Jogos Olímpicos de Tóquio, no próximo ano.

Vitória Rosa nos 200m no Pan de Lima — Foto: Wagner Carmo/Panamerica Press/CBAt
Vitória Rosa nos 200m no Pan de Lima — Foto: Wagner Carmo/Panamerica Press/CBAt

A velocista de 23 anos disputa a final da prova às 18h15 (de Brasília) desta sexta-feira. Ela terá como maior rival a jamaicana Shelly-Ann Fraser-Price, bicampeã olímpica dos 100m e medalhista de prata dos 200m nos Jogos de Londres 2012.

– Eu já esperava melhorar minha marca nos 200m rasos. Se Deus permitir, na final vai ser mais baixo ainda – afirmou.

Outra brasileira na semifinal dos 200m, Lorraine Barbosa Martins acabou na 11ª posição depois de correr a distância em 23s74.

Fora do pódio

Mais brasileiros foram à pista e campo nesta quinta-feira em Lima, porém sem conseguir medalhas. No lançamento do martelo, Allan Wolski terminou na sexta posição, com a marca de 73,25m.

Valdileia Martins no Pan de Lima — Foto: REUTERS/Henry Romero
Valdileia Martins no Pan de Lima — Foto: REUTERS/Henry Romero

Valdileia Martins foi a quinta colocada no salto em altura feminino, com 1,84m. Ela empatou com outras duas atletas, mas ficou atrás de ambas por causa dos critérios de desempate – precisou de mais tentativas para ultrapassar o sarrafo.

Juliana Campos não teve um bom desempenho na final do salto com vara e terminou na oitava colocação, com um registro de 4,10m. Já Carlos de Oliveira Santos terminou em sexto nos 1.500m. Por fim, Vanessa Chequer concluiu o heptatlo no quinto lugar.

Fonte: GloboEsporte.com