Foi dada a largada para alcançar as metas de 2024, entre elas, colocar os estudos em ordem, ler mais, e para milhares de pessoas, conseguir a tão sonhada aprovação em vestibulares e concursos. No entanto, o início de uma jornada e sua tão sonhada realização inclui mais do que apenas a motivação. Na ausência dela é a disciplina quem vai ditar as regras para que tudo ocorra como previsto.

Planejamento de estudos

Dentro de um planejamento de estudos podemos resumir todos os tipos de dificuldades em estudar com base em dois aspectos: A falta de clareza do que deve ser feito e o desamparo aprendido.

Falta de clareza: O cérebro precisa conseguir imaginar exatamente o que vai fazer, ele só vai se engajar em algo que seja possível visualizar a linha de chegada. Por isso os cronogramas traçados a partir de um objetivo e as listas de etapas são tão importantes.

Desamparo aprendido: Quando tentamos alcançar um objetivo por algumas vezes sem sucesso, fica mais difícil tentar mais uma vez, porque o cérebro “aprende” que essa atitude vem seguida de um fracasso. Por isso não adianta ir direto para os assuntos complexos, comece sempre por onde você já entende e consegue acertar. A sensação de acertar é importantíssima para gerar a motivação e a autoconfiança necessárias para se esforçar em um conteúdo mais difícil.

Como o nosso cérebro entende uma informação nova?

Segundo a neurocientista parceira do SUPERA – Ginástica para o cérebro, Livia Ciacci, toda vez que lemos ou ouvimos uma nova informação, o cérebro busca na memória algo relacionado ao assunto para fazer correlações. “Todo novo aprendizado será ancorado em algum conhecimento ou percepção prévia e então servirá para reforçar um ponto de vista ou ampliar a visão do tema. Já no caso do aprendizado de procedimentos ou etapas, como resolver uma equação matemática, por exemplo, além de saber o porquê de se fazer esse cálculo é importante praticar várias vezes, para que o cérebro memorize e consiga fazer as próximas contas com menos esforço”, detalhou.

Qual é a importância da organização na assimilação de conteúdos?

A organização representa 90% do sucesso do estudo, porque é ela que proporcionará para o cérebro a visão de onde se quer chegar com o esforço. Organizar os estudos significa selecionar os conteúdos, ter clareza de porque eles foram selecionados e quais serão as referências utilizadas, distribuir os tópicos ao longo do tempo disponível e equilibrar o tempo de foco com o tempo de descanso.

Por onde começar?

A especialista do SUPERA orienta que esta jornada comece pela organização e clareza do que será feito, como e por quanto tempo. “Seja detalhista nesse planejamento, imagine que seu cérebro precisa ser convencido de que o esforço vai valer a pena, mostre pra ele todas as etapas e imagine como será ter sucesso em cada uma delas”, explicou. Segundo ela, não basta listar na agenda que às 13:00 horas vai estudar matemática e às 14:00 português. É necessário detalhar como o estudo será feito. “Durante meia hora vou ler a teoria, por dez minutos vou ver vídeos de exemplos e na próxima meia hora vou resolver 10 exercícios, e se tiver dúvidas vou perguntar para o meu colega João. Só assim teremos uma noção mais realista de quanto tempo leva cada coisa, para então conseguir distribuir as rodadas de estudo ao longo das semanas e dos meses”, detalhou.

7 dicas para ter mais organização e rotina nos estudos em 2024

1 – Defina e priorize metas claras:
Estabeleça metas específicas e mensuráveis para o ano.
Identifique as tarefas mais importantes e concentre-se nelas.
Divida essas metas em objetivos menores, facilitando o acompanhamento do progresso.
Use técnicas (como a Matriz de Eisenhower) para classificar tarefas por importância e urgência.

2 – Crie um Cronograma:
Elabore um cronograma semanal ou mensal para organizar suas atividades. Aqui é o momento de incluir todos os detalhes, para que quando for começar, saiba exatamente o que será feito.
Inclua tempo para estudo, revisão, atividade física e lazer. Evite o burnout mantendo um equilíbrio entre estudo, descanso e lazer.
Mantenha horários de estudo consistentes para criar uma rotina.
Evite procrastinação e mantenha o compromisso com seus horários.

3 – Tenha um Espaço de Estudo Dedicado:
Reserve um local tranquilo e livre de distrações para estudar (celular sem notificação e longe da visão).
Mantenha o espaço organizado e confortável para aumentar a concentração.
Se possível, que a mesa de estudo não esteja do lado da cama!

4 – Utilize Técnicas de Estudo Eficientes:
Experimente diferentes métodos de estudo e encontre o que funciona para você.
Use técnicas como mapas mentais, resumos e flashcards.
Utilize aplicativos e ferramentas online para organizar suas tarefas e criar lembretes.
Aproveite recursos como a técnica Pomodoro para aumentar a produtividade e a noção do tempo.

5 – Adote Hábitos de Saúde:
Priorize uma boa noite de sono para melhorar a cognição.
Mantenha uma dieta balanceada e inclua exercícios físicos na sua rotina, o cérebro precisa que o corpo esteja saudável!

6 – Faça Revisões Periódicas:
Reserve tempo regularmente para revisar o que foi aprendido.
Fale sobre o que está aprendendo com outras pessoas, isso fortalece a retenção e consolidação do conhecimento.

7 – Busque Apoio Quando Necessário:
Não hesite em procurar ajuda de professores, colegas ou tutores quando enfrentar desafios.
Participar de grupos de estudo também pode ser benéfico.

Lembre-se, o sucesso nos estudos é uma jornada contínua. A constância e a adaptabilidade são a chave. Boa sorte!