Oito cidades de Goiás registram protestos a favor e contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), neste feriado de 7 de Setembro, Dia da Independência.
Os atos acontecem em Goiânia, Jataí, Catalão, Mineiros, Itumbiara, Rio Verde, Caldas Novas e Anápolis. Os manifestantes se reuniram pela manhã em vários pontos das cidades.
Em alguns atos, os protestantes caminham e fazem carreatas. Em outros, estão concentrados em um único lugar.
Os atos foram convocados pelo presidente Bolsonaro em meio a grave crise econômica e têm pautas antidemocráticas, com ameaças a ministros do Supremo e ao Congresso Nacional.
Goiânia
- Ato a favor
O ato a favor do presidente Bolsonaro se concentrou no autódromo da capital por volta de 9h. Depois, os manifestantes saíram de carros e motos com destino ao ginásio de esportes do Jardim Guanabara.
Eles pedem a prisão dos ministros dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e a intervenção federal por parte de Bolsonaro. Manifestantes usam máscaras de proteção facial. Um carro trouxe cartaz em francês com a mensagem: “Bolsonaro é a esperança do Brasil”.
- Ato contra
Os manifestantes contrários ao presidente Bolsonaro se reuniram pela manhã na Praça do Bandeirante, por volta de 9h.
O ato foi convocado por partidos políticos e centrais sindicais. Eles pedem mais vacinas, comida, e direitos trabalhistas. Manifestantes usam máscaras de proteção facil.
Catalão
- Ato contra
Em Catalão, teve manifestação apenas contra o presidente Bolsonaro, por volta de 9h. O ato aconteceu ema feira que, tradicionalmente, acontece às terças-feiras, ao lado da prefeitura.
Os manifestantes entregaram panfletos para os moradores. Manifestantes usaram máscaras de proteção facil.
Jataí
- Ato contra
Em Jataí, manifestantes que são contra o presidente se reúnem na Praça Tenente Dyomar Menezes, no centro da cidade, por volta de 8h30.
Com carro de som e cartazes, questionaram a alta no preço dos alimentos e dos combustíveis. Os manifestantes também pediram por mais vacinas e mais investimentos em educação.
- Ato a favor
No município, também teve uma carreata em defesa do presidente no centro da cidade, na avenida Goiás. Carros e caminhões passaram pela avenida por volta de 9h30 com bandeiras do brasil e teve buzinaço.
Itumbiara
- Ato a favor
Manifestantes usando bandeiras do Brasil fazem uma carreata a favor do governo Bolsonaro pelas ruas da cidade na manhã desta terça. A concentração começou por volta de 9h em um espaço localizado na orla do Rio Paranaíba e a Polícia Militar acompanha o ato. Não houve registro de confusão.
- Ato contra
Também teve manifestação contra o governo em Itumbiara. Os manifestantes se concentraram em frente ao Estádio JK. Com cartazes de “fora Bolsonaro”, os manifestantes contrários ao governo também arrecadaram cestas básicas que serão doadas.https://e33ffb43bc25f203ef44939baae62ddf.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Rio Verde
- Ato a favor
Grupos de ciclistas e motociclistas se reuniram às 9h na porta da universidade de Rio Verde, no sudoeste de Goiás, e seguiram em buzinaço pelas principais ruas e avenidas da cidade. Eles usavam blusas verde e amarelo e bandeiras do Brasil. Aviões agrícolas de pequeno porte sobrevoaram a avenida Presidente Vargas.
Anápolis
- Ato a favor
Em Anápolis, a 55km de Goiânia, a concentração foi no Parque da Jaiara. Às 9h, os manifestantes saíram em carreta pelas principais avenidas da cidade em direção à praça Dom Emanuel, no bairro Jundiaí. O trajeto foi acompanhado pela Polícia Militar e por fiscais de trânsito.https://e33ffb43bc25f203ef44939baae62ddf.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Algumas pessoas chegaram a sentar nas janelas de vários veículos. Na praça, o grupo se juntou para demonstrar apoio ao governo Bolsonaro. Em cartazes, muitos criticaram os ministros do STF.
Mineiros
- Ato a favor
Em Mineiros, no sudoeste goiano, o ato também é a favor do presidente Jair Bolsonaro. Uma carreata que começou com concentração por volta das 10h, passa pelas principais ruas da cidade neste 7 de Setembro. Carros, motos, caminhões e até tratores fazem buzinaço e carregam a bandeira do Brasil.
Caldas Novas
- Ato a favor
Caminhoneiros, moradores e produtores rurais se reuniram entre 10h e 12h a favor do presidente em uma das faixas da rodovia GO-213, em Caldas Novas, no sul do estado. Produtores fizeram exposição de máquinas agrícolas com bandeiras do Brasil e carregaram cartazes com a frase ‘Supremo é o povo brasileiro’.
G1