O Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) recebe nesta sexta-feira (7) um novo aparelho de radiação que vai permitir a ampliação de 30% do número de pacientes atendidos por dia nas sessões de radioterapia. A unidade de referência começa a colocar em operação um acelerador linear que deve começar a funcionar nos próximos meses.

“A chegada do equipamento representa o início de uma nova era para o tratamento oncológico no estado de Goiás, já que ele possibilitará uma redução de até 60% no tempo das sessões de radioterapia, além de ampliar em cerca de 30% a quantidade de pacientes atendidos por dia”, comunicou a direção do Araújo Jorge ao anunciar a chegada do equipamento.

O acelerador linear adquirido pelo HAJ foi fabricado pela Elekta, uma das principais companhias da área de terapia de radiação e radiocirurgia no mundo. Atualmente, o HAJ conta com três aceleradores lineares, todos com mais de 20 anos de uso, e atende diariamente uma média de 350 pessoas.
“Diante desta grande procura, e levando em conta o fato de que a instituição é referência no tratamento de câncer no Centro-Oeste, priorizou-se a troca do equipamento mais antigo da instituição: o Clinac-600C”, diz o HAJ. “A decisão disparou o processo de atualização tecnológica do hospital e reforçou dois dos mais importantes pilares da ACCG: segurança do paciente e comprometimento com os resultados”, informa.

Por meio do acelerador linear, será possível, além de diminuir o tempo de espera e a duração das sessões de radioterapia, garantir que as doses do medicamento para os tecidos normais sejam tão baixas quanto possível, limitando os efeitos colaterais que muitas vezes tornam o tratamento ainda mais difícil para o doente.

Outro ponto importante é provável diminuição do período de tratamento radioterápico, que pode ser reduzido em até 50%, permitindo, por exemplo, que um tumor que seria tratado em 40 dias seja eliminado em 20 dias.