A Secretária Municipal de Saúde, Fátima Mrué, confirmou ao Jornal Opção que o atendimento a pacientes com Covid-19 em leitos de internação no novo prédio do Hospital das Clínicas (HC) terá início na próxima segunda-feira, 10.

O prédio da Universidade Federal de Goiás (UFG) está sendo cedido em convênio entre a instituição e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que prevê a disponibilização de 300 leitos, 100 de UTI e 200 de enfermaria, que estarão sob gestão da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc).

“Vamos começar na segunda-feira o atendimento já. Esse convênio é para que o hospital novo , que ainda não está equipado e inaugurado, que eles façam um termo de permissão de uso para nós, de alguns andares”, explicou a secretária. “Nestes andares nós vamos equipar para leitos de UTI, vamos contratar recursos humanos e fazer funcionar para aumentar nossa capacidade assistencial”, ainda disse. Estão sendo usados recursos federais direcionados para o combate da Covid-19 para a montagens das UTIs.

De acordo com a presidente do conselho da Fundahc, Cacilda Pedrosa de Oliveira, a expectativa é de que o atendimento seja aumentado a medida que os leitos sejam equipados. “Acredito que não serão os 300 imediatamente, mas a perspectiva é que isso esteja o mais rápido possível funcionando na totalidade”, disse. Os equipamentos já começaram a chegar na terça-feira.

Jornal Opção