A empresa de tecnologia Xiaomi está desenvolvendo uma máscara inteligente que promete contribuir no combate a infecções. Com design moderno, o aparelho tem função auto desinfetante e permite que aparelhos com reconhecimento facial identifiquem os rostos e destravem sem problemas. O produto foi apelidado de Project Aeri e segue sem previsão de lançamento. As informações são do portal de notícias Estadão.


O Project Aeri está em desenvolvimento pela subsidiária da empresa, a Huami. Na última semana foram divulgados detalhes e imagens do protótipo, que pretende utilizar filtro tipo N95 substituível. Esse filtro é o padrão que mais oferece proteção contra agentes infecciosos. As artes conceituais mostram que o dispositivo terá um visor removível para proteger parcialmente os olhos.

Além disso, o acessório será feito de material transparente e flexível, para se ajustar melhor ao formato do rosto e garantir que as expressões sejam reconhecidas pelos aparelhos celulares, sem impedir o destravamento. Os filtros ficam na laterais, junto com um ventilador, para evitar que o material transparente seja embaçado com a respiração do usuário.


A máscara conta ainda com dispositivos embutido que emite raios ultravioleta para desinfetar o acessório, com um sensor capaz de identificar o índice de qualidade do ar. São percebidos dados em tempos real da umidade, frequência respiratória do usuário e expiração do filtro. Para essas funções, o acessório poderá ser carregado por uma entrada tipo USB-C. O aparelho, no entanto, é um conceito em desenvolvimento e aprimoramento pela Huami, e segue sem previsão de lançamento.

Fonte: O Povo