A Câmara de Goiânia derrubou veto a projeto de lei do vereador Zander Fábio (Patriota) que dispõe sobre a proibição de comercialização de cães e gatos que tenham menos de oito meses de vida em pet shop, lojas de rações, lojas agropecuárias e similares. O objetivo do propositor da matéria é atacar práticas de abuso de fêmeas exploradas como matriz de procriação e a separação precoce dos filhotes e da mãe.

De acordo com o prefeito Iris Rezende (MDB), a proposta foi vetada por considerar que essa medida pode causar grande impacto econômico para os comerciantes voltados para o fornecimento de insumos para os pequenos, médios e grandes proprietários e empreendedores rurais do Estado. Mas houve discordância do relator Divino Rodrigues (Patriota), que manifestou pela derrubada do veto em plenário.

Para Zander, com esta medida, espera-se que mais pessoas busquem adotar cães e gatos dos abrigos que resgatam e assistem animais carentes. “A ideia é também fazer com que esta lógica comercial perversa, ainda tão forte no mundo inteiro, não prejudique ainda mais a saúde e o bem-estar dos bichos”, ressalta.