Com a segunda onda do coronavírus, a França planeja transferir alguns pacientes com a Covid-19 para a Alemanha, de acordo com a federação de hospitais franceses. Além disso, o país deverá fazer uma redistribuição dos infectados da região norte de Hauts-de-France – uma das mais afetadas – para outros lugares com menos casos, como a Bretanha, no noroeste.

“A pressão é extremamente forte em alguns territórios”, disse Frederic Valletoux, presidente da federação de hospitais FHF.

As transferências dos pacientes para outras regiões do país e para a Alemanha deverão ocorrer nos próximos 10 dias, quando as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) na França devem chegar a um ponto de saturação, de acordo com Valletoux.

Europa dobra casos de Covid em 5 semanas, e países entram em lockdown

Segundo os dados de saúde pública da França, 418 pessoas morreram entre domingo (1º) e segunda-feira (2) devido ao coronavírus, o que eleva o total de mortes para mais de 37.400 desde o início da pandemia no país.

Em meio a uma campanha em massa de testes para detectar o vírus, o número de novos casos aumentou 52.518 em 24 horas e a taxa de positividade dos testes chegou a 20,6% contra 20,4% no dia anterior.

Novo lockdown

Na quinta-feira (29), o governo francês apresentou o plano para evitar uma piora da segunda onda da Covid-19 e prevenir um caos econômico mais grave.

Em entrevista coletiva, ministros do governo francês detalharam as seguintes medidas:

  • Saídas autorizadas de casa — as pessoas poderão sair para comprar alimentos, por razões médicas, por motivos familiares essenciais, para ajuda às pessoas vulneráveis ou para atender a convocações judiciais ou administrativas. Elas podem sair para trabalhar, também, quando o trabalho de casa não for possível.
  • Atividades físicas — também está permitida a saída de casa por uma hora todos os dias para “tomar um ar” ou fazer exercícios. Parques, jardins, florestas e praias ficarão abertas, diferentemente do primeiro lockdown.
  • Multa — quem desrespeitar o isolamento será multado em 135 euros, o que equivale a mais de R$ 900. Será exigida uma declaração de justificativa pela saída de casa.
  • Permanecem fechados — bares, restaurantes, lojas que não sejam de primeira necessidade, salões de beleza, espaços de conferência, teatros, cinemas, academias, parques de diversões, entre outros.
  • Escolas — ficam abertas, com o uso de máscaras exigido aos alunos com 6 anos de idade ou mais. Universidades permanecem fechadas.
  • Fronteiras — abertas somente as fronteiras europeias. Aos outros países, aceita-se somente o retorno de franceses e de moradores da França.