O governador Ronaldo Caiado (DEM) se reuniu com deputados, senadores e secretários na tarde de quarta-feira (02/12) para sugerir emendas parlamentares que possam garantir investimentos em Goiás. O portfólio apresentado totaliza cerca de R$ 2,7 bilhões, aplicáveis à destinação de emendas.

No encontro, realizado de forma virtual, o governador apresentou o Caderno Digital de Sugestões de Emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual 2021, que está em tramitação no Congresso.

O documento, desenvolvido pela Superintendência Geral de Captação de Recursos da Secretaria Geral da Governadoria (SGG), com a participação dos vários órgãos setoriais e do Gabiente de Representação de Goiás no DF, reúne as demandas prioritárias do Estado, e busca servir de referência para os parlamentares na hora de destinar os recursos de emendas individuais e de bancada.

Dentro das 338 propostas que integram o caderno, o governador Ronaldo Caiado pediu prioridade a três projetos específicos: a aquisição de equipamentos para complementação da estruturação do Hospital de Águas Lindas, a duplicação da GO-020 no trecho entre Bela Vista e Cristianópolis e a pavimentação da GO-454, entre a GO-164 e a ponte que liga ao município de Cocalinho, em Mato Grosso.

De acordo com o governador, seriam necessários R$138 milhões para esses três projetos principais terem andamento em 2021. Ao explicar a importância de cada um deles, Caiado destacou a pavimentação do trecho de 63 quilômetros que liga o Norte de Goiás ao Estado de Mato Grosso. “Com essa obra nós vamos absorver toda a produção do Mato Grosso e isso vai, indiscutivelmente, fortalecer todas as indústrias nessa região do Norte goiano e Vale do Araguaia”, explicou.

A líder da bancada goiana na Câmara, deputada federal Flávia Morais (PDT), garantiu que o grupo deve se reunir nos próximos dias para avaliar o pedido do governador. “Levaremos as demandas com muito respeito. E nada impede também que depois a gente busque, com empenho politico da bancada junto aos ministérios, recursos para executar outras obras que não sejam contempladas através das emendas impositivas”, explicou.

Iniciativa elogiada
A deputada Flávia Morais ainda elogiou a “ação inovadora do Governo de Goiás” em reunir de forma organizada todas as demandas principais do Estado em um só documento. “Essa interação é muito importante e quando ela vem de forma estruturada é mais fácil fazer um planejamento e aproveitar melhor o recurso da bancada. Todo mundo ganha com isso, principalmente o povo de Goiás”, salientou.

O caderno de emendas, que no ano passado foi produzido em formato físico, neste ano foi disponibilizado em formato digital, como um portfólio on-line, onde é possível fazer buscas por região, valores, áreas e obras específicas.

“A ideia é facilitar a pesquisa. Cada um tem uma forma de priorizar e nesse formato o caderno tem várias ferramentas para filtrar”, explicou o titular da Secretaria-Geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima. Ele enfatizou ainda que apesar do foco atual nas emendas, qualquer outro orçamento que for disponibilizado para a bancada goiana, sempre vai ter disponível esse portfólio de projetos.