A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, defendeu, neste sábado (1º/08), a participação do Governo de Goiás no processo de criação da unidade de conservação na região do Rio dos Couros. Em live da Fundação Mais Cerrado, a titular da gestão ambientaldo Estado fez apelo para a unidade em torno do tema. O curso d’água integra a Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso, e forma a Catarata dos Couros.

“Estamos todos alinhados à criação do parque. Goiás hoje possui realizações na defesa do meio ambiente que não se alcançam em outros Estados. Essa cadeia favorável não pode ser quebrada por questões menores que não sejam a da preservação”, destaca a secretária. O debate virtual reuniu a superintendente de Unidades de Conservação e Regularização Ambiental da Semad, Verônica Theulen, o prefeito de Alto Paraíso de Goiás, Martinho Mendes, a pesquisadora Gislaine Disconzi, abióloga e diretora-executiva da Rede Pró Unidades de Conservação, Angela Kuczach, e o representante do Incra, Márcio Borges.

Para a diretora-executiva da Rede Pró Unidades de Conservação, Angela Kuczach, a presença do Estado na criação do parque é fundamental para sua perpetuação. “O Estado tem mais força para garantir apreservação deste espaço”, pondera. Ela ressalta que a legislação dispõe sobreas responsabilidades de gestão de quem se propõe a administrar a área protegidae critica o que classifica como “questões menores” sobre o parque ser municipalou estadual.

“A obrigação de quem deve cuidar da unidade de conservaçãonão sai da nossa imaginação, está na lei. Então, precisamos desapegar dequestões menores, deixar o ego de lado, ‘de quem será o parque’. O objetivo éter o parque, o resto fica em segundo plano”, afirma Angela Kuczach. A secretária Andréa Vulcanis também falou sobre a questão,que foi utilizada politicamente nas últimas semanas no município de AltoParaíso de Goiás por grupos que se opõe à participação do Estado e defendem umparque integralmente municipal.

“O município não conseguiria, mesmo quequisesse, administrar uma área complexa como a do Rio dos Couros”, disse. “Manter uma unidade de conservação envolve muito mais do que boa vontade,envolve recursos, conhecimento e atuação dos poderes”, completa.

A criação de uma unidade de conservação na região do Rio dos Couros foi anunciada no último dia 28 de junho pelo governador Ronaldo Caiado, depois de mais de 20 anos de idas e vindas do projeto. A nova unidade deconservação ambiental terá um modelo de gestão compartilhada entre o Governo de Goiás e a prefeitura de Alto Paraíso de Goiás, o que garante uma maiordemocratização no planejamento e na tomada de decisões sobre os assuntos locais.

Segundo a secretária, o parque ser municipal desobriga o Governo de Goiás a destinar recursos e material humano para a unidade. “Ogestor estadual poderia optar por privilegiar as unidades com a qual o Estadotem obrigação em detrimento do Rio dos Couros”, observa.

Envolvido diretamente no processo de gestão compartilhada, oprefeito de Alto Paraíso de Goiás, Martinho Mendes, afirmou que a presença do Estado na criação do parque foi a forma encontrada de garantir que a unidade deconservação tivesse toda a estrutura necessária.  “Minha preocupação sempre foi a de preservar aquela área,seja por meio dos governos federal, estadual ou pelo município”, disse.