A diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) divulgou nesta quarta-feira (02/12), nota de repúdio à portaria do Ministério da Educação (MEC), que determina o retorno às aulas presenciais nas instituições federais de ensino superior. A entidade também informou que acionou o departamento jurídico para tomar “todas as medidas legais necessárias para impedir mais uma medida equivocada e autoritária do governo Bolsonaro”.

O texto divulgado pelo sindicado traz duras críticas ao ministério. “Medida é irresponsável e coloca em risco a vida de estudantes e profissionais uma vez que a pandemia de Covid-19 não está sob controle”, diz. A entidade também ressalta que não há protocolos de segurança que garantam 100% da segurança das pessoas que compõem a comunidade acadêmica. 

O Adufg critica, ainda, a postura do atual governo diante da pandemia. “(O presidente Jair) Bolsonaro considera a doença superdimensionada, desrespeita as medidas de prevenção e debocha da tragédia das famílias”, afirma a nota.