Na manhã deste sábado (1º), chegaram a Goiás 11,8 mil doses de CoronaVac. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), todas serão usadas como reforço para aquelas pessoas que já receberam a primeira aplicação.

Por meio das redes sociais, o governador Ronaldo Caiado (DEM) comemorou a chegada das vacinas e anunciou que mais duas remessas são esperadas pelo estado: 211 mil doses da AstraZeneca ainda neste final de semana e 17 mil da Pfizer na próxima terça-feira (4).

“Com essas vacinas, a gente termina a faixa dos idosos e avança bem na vacinação de quem tem comorbidades”, escreveu o governador.

O secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, explicou que, com a chegada destas doses de CoronoVac neste sábado mais o carregamento de AstraZeneca esperado para chegar até domingo (2), será possível imunizar todos os idosos do estado.

“Significa que toda a população de Goiás com 60 anos ou mais será imunizada. Fazemos um apelo às pessoas que já tomaram a primeira dose e ainda não tomaram a segunda que procurem os postos”, disse.

Frascos da vacina CoronaVac, contra a Covid-19 — Foto: WILLIAN MOREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
Frascos da vacina CoronaVac, contra a Covid-19 — Foto: WILLIAN MOREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

De acordo com o secretário, ficou definido que cada cidade deve informar formalmente que terminou de vacinar todos os idosos, profissionais da saúde e forças de segurança e salvamento contra a Covid-19 para, só então, começar a imunização das pessoas com comorbidades.

“O grupo de comorbidades tem cerca de 616 mil pessoas. Muitas delas já receberam a vacina porque também são idosas. […] Eles serão vacinados em ordem decrescente de idade a partir de 59 anos”, explicou.

Alexandrino lembrou que, neste grupo, estão pessoas com diabetes, hipertensão grave, imunossuprimidas, portadoras de doenças renais, entre outras. Também serão inclusas nesta fase gestantes, puérperas e pessoas portadoras de síndrome de Down.

Vacinação contra o coronavírus — Foto: Prefeitura de Goiânia/Divulgação
Vacinação contra o coronavírus — Foto: Prefeitura de Goiânia/Divulgação

Covid-19 em Goiás

A SES já contabilizou mais de 15 mil mortes em decorrência da Covid-19 no estado desde o início da pandemia, há mais de um ano. Também já foram registrados 551 mil casos da doença em Goiás neste período.

Também de acordo com a pasta, foram aplicadas 902.634 primeiras doses de imunizantes contra a doença e 450.908 como reforço.

Com esta remessa chegando, o estado já contabiliza 1.838.280 doses recebidas de vacinas contra a Covid-19, sendo 1.223.080 da CoronaVac e 615.200 da AstraZeneca.

G1