A fabricante de antivírus Avast publicou um alerta informando que seus especialistas identificaram 21 novos aplicativos de Android que exibem anúncios de forma abusiva.
Todos estavam listados na Play Store, a loja oficial de apps mantida pelo Google, onde conseguiram mais de 7 milhões de downloads.
A prática de esconder anúncios irregulares é normalmente chamada de “HiddenAds”.
Diferente da publicidade que patrocina muitos aplicativos e sites, a programação do “HiddenAds” faz com que as propagandas apareçam a qualquer momento, mesmo que o app não esteja em uso. A janela publicitária também não identifica qual aplicativo foi responsável pelo anúncio.
“Eles também frequentemente escondem seus próprios ícones, para que não possam ser deletados, e se escondem atrás de anúncios aparentemente relevantes, de modo que é mais difícil identificá-los”, explica o alerta da Avast.
A exibição de publicidade fora da janela do aplicativo fere as regras da Play Store do Google. Dos 21 aplicativos encontrados pela Avast na loja, apenas 4 ainda estão on-line.
Como o Google não revela os motivos para a remoção de um app, não é possível saber se eles foram removidos pela própria empresa ou retirados do ar pelos próprios responsáveis após a publicação da denúncia.
Aplicativo ‘Shoot Them’ permanece on-line na Play Store. Jogo com mais de 1 milhão de downloads tem mecânica parecida com outro game e resenhas negativas. — Foto: Reprodução
Com exceção da publicidade oculta, a Avast não informou se algum outro comportamento malicioso foi identificado nos aplicativos.
O download dos anúncios pode reduzir a autonomia do celular na bateria e aumentar o consumo do plano de dados móveis, além de atrapalhar o uso normal do aparelho.
O Android possui um sistema que verifica os apps instalados e alerta sobre apps potencialmente nocivos. Não é necessário desinstalar procurar os apps ou desinstalá-los manualmente, mas a Avast publicou uma planilha com links para todos os apps na Play Store.
G1