Por meio de parceria firmada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), o Governo de Goiás conseguiu da Fundação do Banco Itaú testagem da Covid-19 para 1.878 pessoas de 27 Instituições de Longa Permanência de Idosos (Ilpis) do Estado. A ação alcançou 713 servidores e 1.165 idosos.

Os testes aplicados fazem parte de ação para a prevenção da Covid-19 em instituições que abrigam idosos, população que faz parte do grupo de risco do coronavírus. Na primeira etapa da parceria, foram doados pelo banco máscaras, protetores de acrílico, sabonete líquido, luvas, coletes, aventais, álcool em gel, termômetros para medição de temperatura e oxímetros, num custo de aproximadamente R$ 30 mil.

Também por meio da parceria, as 27 Ilpis de Goiás receberam doação de kits compostos por tablet, máquina de lavar, secadora, aparelho celular, rádio e TV.

Os equipamentos de prevenção recebidos serão utilizados nas ações combate à pandemia do novo coronavírus, dentro das medidas tomadas pelo Governo de Goiás para conter seu avanço. Além de monitorar a saúde dos moradores, eles vão servir para higienização, comunicação e entretenimento neste momento em que as visitas estão suspensas nas Ilpis.

As entregas dos equipamentos foram feitas pelas equipes da Seds, bem como o acompanhamento dos profissionais de saúde responsáveis pelos testes nas 27 Ilpis, divididas em seis municípios goianos: Anápolis, Aparecida de Goiânia, Goiânia, Luziânia, Rio Verde e Santa Helena.

Secretária da Seds, Lúcia Vânia explica que o Banco Itaú, em solidariedade à sociedade brasileira nesse período de pandemia, desenvolve, dentro das diversas ações sociais, esta que tem como foco a população idosa que integra o grupo de risco.

“Sempre prezei e busquei parcerias para ajudar a promover o desenvolvimento social em nosso estado. No Governo de Goiás, além dos órgãos governamentais, as demais instituições públicas e os outros poderes, a iniciativa privada é sempre solicitada a ajudar. E sempre que é colabora com os goianos”, observa Lúcia Vânia.

Segundo ela, essa parceria com o Itaú ajudou muito a fortalecer os trabalhos de proteção aos idosos que estão nas 27 Ilpis em Goiás.

Diretora da Associação Evangélica Beneficente Monte Sinai, mantenedora do Abrigo Monte Sinai, de Anápolis, Patrícia Gomes observa que a parceria da Seds e do Banco Itaú foi muito importante para a instituição, por oferecer a testagem da Covid-19.

“Até então, a gente ficava sem saber se estava ou não com a Covid-19. Ter podido contar com essa parceria foi de grande importância para nós, para nos trazer um pouco mais de tranquilidade, tanto para os internos, quanto para os colaboradores,” afirma Patrícia.

Outra Ilpi a receber os benefícios da parceria foi o Abrigo dos Idosos São Vicente de Paulo, de Goiânia. Conforme a diretora da unidade, Ana Karolina Rodrigues Aires, as doações encaminhadas pelo Banco Itaú chegaram na hora certa. “Pois não contávamos mais com EPIs para todos os funcionários, nossos aparelhos de saturação e termômetros eram poucos e necessitavam de higienizações recorrentes, para evitar a contaminação”, observa ela.

Ana Karolina ressalta ainda que os equipamentos dos kits como tablet, rádio e TV ajudam a amenizar a ociosidade que a pandemia instaurou na instituição quando ocorreu a proibição de visitas da comunidade e dos familiares dos idosos.

Além disso, diz que a máquina de lavar e a secadora irão proporcionar agilidade na lavagem dos uniformes. “E também evitará a contaminação das roupas e pertences dos idosos”, finaliza ela.