Após ser internado em um hospital particular de Anápolis, a 55 km de Goiânia, com dores no peito e fadiga, João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus, teve piora no quadro de saúde e precisou ser transferido para o Hospital Sírio Libanês, em Brasília. O advogado que o representa em processos na Justiça por crimes sexuais, Anderson Van Gualberto, explicou que o cliente sofre de problemas cardíacos.

“Estava instável, ele foi para lá para estabilizar e caso necessite de qualquer procedimento, inclusive cirúrgico, está ali”, explicou o advogado.

Condenado por abusar sexualmente de mulheres durante atendimentos espirituais, João de Deus ficou preso entre dezembro de 2018 e março de 2020, no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital. Porém, foi solto em março deste ano para cumprir a pena em regime domiciliar pelo alto risco de contágio da Covid-19 no presídio.

Ainda de acordo com o advogado, o paciente foi internado na sexta-feira (23), em Anápolis, e levado a Brasília ao final da noite do mesmo dia em “decorrência de problemas cardíacos crônicos”. O defensor acrescentou que “neste momento, não há previsão de alta médica”.

À TV Anhanguera, o Hospital Sírio Libanês informou que João de Deus não está com Covid-19, “é paciente cardiológico e oncológico”. A unidade de saúde disse ainda que ele tem “quadro estável, mas requer internação”.

João de Deus  — Foto: Reprodução/TV Globo
João de Deus — Foto: Reprodução/TV Globo

Segundo o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), não há registro de autorização judicial para que João de Deus saísse do perímetro ao qual está autorizado, como aconteceu com transferência dele para Brasília.

No entanto, também de acordo com o órgão, em casos de saúde essa comunicação pode ser feita posteriormente. A defesa confirmou que é essa a estratégia adotada.

“O procedimento para esta situação de emergência não segue o rito comum. Quando ele passou mal, informamos ao juiz e ele comunicou ao monitoramento eletrônico. A justificativa será posterior com a apresentação das guias de internação e atendimento médico. Situação de urgência não suporta aguardar uma decisão, mas o magistrado de Abadiânia está ciente e acompanhando o caso, bem como a Agência Prisional do Estado de Goiás”, disse o advogado.

Casa Dom Inácio de Loyola, onde João de Deus fazia seus atendimentos espirituais — Foto: Alessandro Vieira/TV Anhanguera
Casa Dom Inácio de Loyola, onde João de Deus fazia seus atendimentos espirituais — Foto: Alessandro Vieira/TV Anhanguera

Sentenças

João de Deus foi condenado a mais de 60 anos de prisão por posse ilegal de arma de fogo e crimes sexuais cometidos contra mulheres, enquanto fazia atendimentos na Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia.

Até janeiro deste ano, foram três condenações por crimes sexuais cometidos contra nove mulheres:

  • 1ª – por posse ilegal de arma de fogo, pena de 4 anos em regime semiaberto, novembro de 2019;
  • 2ª – por crimes sexuais cometidos contra quatro mulheres, condenado a 19 anos em regime fechado, em dezembro de 2019;
  • 3ª – por crimes sexuais cometidos contra cinco mulheres, sentenciado a 40 anos em regime fechado, janeiro de 2020.