Comprar ou não um medicamento genérico em substituição aos de referência é uma opção exclusiva do consumidor ou orientação médica. No entanto, a título de exemplificação, fizemos as contas e a economia pode ser considerável, chegando a 88,04%.

É o caso do medicamento de referência “Nisulid” – 100 mg – 12 comp – do laboratório Aché. Em uma drogaria visitada pelo Procon Goiás, ele custa R$ 40,83. Já o genérico (Nimesulida) na mesma apresentação, custa R$ 4,88. A diferença é de 88,04%.

Antes de uma criteriosa pesquisa de preços, é interessante que o consumidor consulte a lista de Preços Máximos ao Consumidor (PMC) dos medicamentos, disponível no site da Anvisa (www.anvisa.gov.br).A consulta também pode ser realizada nas listas de preços que devem estar disponíveis ao consumidor nas unidades do comércio varejista, conforme determina a Resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

Vale destacar que mesmo em drogarias da mesma rede, não há, necessariamente, uma política de preços única entre elas. Portanto, faça pesquisa de preços inclusive em drogarias da mesma rede.

Na comparação entre preços de medicamentos de referência e genéricos, percebe-se que a diferença é bem grande. No caso dos genéricos, como são produtos fabricados por diversos laboratórios, em geral são mais baratos por causa da maior concorrência, com maior competitividade. Contudo, é bom frisar que um medicamento genérico fabricado pelo mesmo laboratório, também pode apresentar preços diferentes entre as drogarias. Por isso, a pesquisa de preços é essencial, sempre aliada à recomendação e prescrição médica.