A Câmara Municipal e a Prefeitura de Goiânia estão em tratativas com os representantes dos clubes de futebol de Goiás para definir os protocolos de prevenção à disseminação do novo coronavírus necessários para a autorização da reabertura dos estádios às torcidas. As medidas foram tema de reunião de trabalho nesta quinta-feira (24) entre o presidente do Legislativo, vereador Romário Policarpo (Patriota), o vereador Zander Fábio, o prefeito Iris Rezende (MDB) e o presidente da da Federação Goiana de Futebol (FGF), André Pitta, no Paço Municipal.

As conversações vêm na esteira da proposta de estudo enviada pela CBF ao Governo Federal para retorno do público aos estádios de futebol – os jogos com torcida dependem da autorização da entidade máxima do esporte no país. O documento enviado ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, prevê o retorno gradual dos torcedores em jogos de futebol. O acesso do público segue proibido desde o início da pandemia de Covid-19, apesar do retorno das partidas.

“Os procedimentos começaram a ser definidos nesse encontro de hoje e estamos otimistas quanto à breve reabertura dos estádios”, disse o presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo, após a reunião com Iris. Segundo o parlamentar, a ideia é que capital esteja apta a reabrir suas arenas assim que forem expedidas as autorizações da CBF e das autoridades de sáude da capital. “Não é um movimento para abrir antes ou depois, mas para abrir quando as condições sanitárias permitirem e, para isso, os protocolos têm de estar prontos, aprovados e validados pelo município”, diz Policarpo.