Agência Senado de Notícias – O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, avaliou positivamente nesta terça-feira (22) o retorno das atividades presenciais na Casa nesta semana, por meio de um esforço concentrado com sabatinas e votações de autoridades. As atividades estavam suspensas desde o início da calamidade pública provocado pela pandemia de covid-19.

Alcolumbre saudou a cautela dos senadores diante da necessidade de segurança, e espera que nas próximas semanas já seja possível agendar um novo esforço concentrado. “Acho que há a possibilidade de nós retomarmos as atividades, com toda segurança e tranquilidade, porque nós estabelecemos um protocolo. A gente construiu isso, a gente tentou outras vezes retornar às sessões presenciais, mas, com a pandemia, o índice de contaminação e a situação de Brasília, os senadores, com razão, pediram sempre paciência e serenidade para a gente retornar”, disse.

Ao destacar o número de embaixadores sabatinados (mais de 30), Davi afirmou que o Senado precisava dar uma resposta à questão internacional das vagas a serem preenchidas nas embaixadas brasileiras em outros países. “Esta é uma semana de esforço concentrado que vai valer nessas relações internacionais, e é também uma retomada gradual das votações do Senado. Acho que, dependendo do andamento desta semana, que estou muito esperançoso que vai dar muito certo, a gente pode novamente marcar, para daqui a vinte ou trinta dias, outro esforço concentrado”, avaliou.