Poucas horas após o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ter assinado protocolo de intenções para adquirir 46 milhões de doses da vacina CoronaVac, o presidente Jair Bolsonaro desautorizou seu auxiliar e decidiu cancelar o acordo. De acordo com informações apuradas pelo portal Poder360, ele tem dito a ministros que seu governo não comprará “vacina da China”.

A CoronaVac está sendo desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Segundo o Poder360, Bolsonaro está enviando a seguinte mensagem aos ministros: “Alerto que não compraremos vacina da China. Bem como meu governo não mantém diálogo com João Doria sobre covid-19.”

O Ministério da Saúde anunciou a compra como mais um passo na estratégia de ampliar a oferta de vacinação para os brasileiros. O ministério já tinha acordo com a AstraZeneca/Oxford, que previa 100 milhões de doses da vacina, e outro acordo com a iniciativa Covax, da Organização Mundial da Saúde, com mais 40 milhões de doses.

A distribuição da vacina chinesa foi assunto de reunião virtual de Pazuello com governadores. Após a conversa, o governador Ronaldo Caiado (DEM) tratou a assinatura do protocolo de intenções como “a melhor notícia do ano”. “É a melhor notícia do ano. A vacina é algo prudente, que deve ser tomada”, disse.

Com informações da Agência Brasil