Os aplicativos TikTok, de compartilhamento de vídeos, e WeChat, de mensagens, serão banidos de lojas de aplicativos dos EUA a partir de domingo, a menos que o presidente Donald Trump aceite algum acordo de última hora.

O Departamento de Comércio americano anunciou que emitirá uma ordem para que eles sejam retirados de plataformas do Google Play e da AppStore da Apple, por exemplo, impedindo que sejam baixado no país.

O governo Trump diz que as empresas ameaçam a segurança nacional e podem passar os dados dos usuários para a China — algo que o país e as companhias negam.

Em um comunicado, a plataforma de vídeos disse estar “decepcionada” com a medida, da qual discorda, sob o argumento de que já havia se comprometido com “níveis sem precedentes de transparência adicional” à luz das preocupações do governo Trump.

“Continuaremos a desafiar essa ordem executiva injusta, que foi promulgada sem o devido processo legal e ameaça privar o povo americano e as pequenas empresas de uma plataforma que lhes dê voz”, afirma a plataforma.

A proibição do Departamento de Comércio segue ordens executivas do presidente Trump assinadas em agosto. Isso deu às empresas americanas 45 dias para parar de trabalhar com qualquer uma das duas empresas chinesas.

Ainda existe, no entanto, a possibilidade do TikTok não ser banido se a empresa dona do aplicativo, ByteDance, conseguir fechar um acordo com a empresa americana Oracle. O acordo também precisaria ser aprovado por Trump.

Governo Trump continuará analisando acordo de TikTok e Oracle nos EUA
Não está claro se o presidente americano aprovará a parceria, mas espera-se que ele a analise antes do prazo final de domingo.

O que diz a proibição?


“Sob a orientação do presidente, tomamos medidas significativas para combater a coleta maliciosa de dados pessoais de cidadãos americanos pela China”, disse o secretário do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, em um comunicado.

O departamento afirmou que o WeChat e o TikTok não apresentam o mesmo tipo de ameaças, mas que cada um coletou uma “ampla gama de dados dos usuários, incluindo sua atividade de rede, dados de localização e históricos de navegação e pesquisa”.

Além de troca de mensagens, o WeChat permite uma série de outras funções, como pagamentos e compras. A proibição significa que, a partir de domingo, as pessoas não poderão mais usar o WeChat para transferir dinheiro ou processar pagamentos para pessoas nos EUA os dos EUA para fora.

Já os usuários do TikTok ainda poderão usar seu aplicativo normalmente, mas vão ficar impedidos de baixar novas atualizações.

“O presidente deu o prazo de 12 de novembro para que as questões de segurança nacional apresentadas pelo TikTok fossem resolvidas”, disse o Departamento de Comércio. Após este ponto, algumas operações técnicas serão proibidas no aplicativo e a funcionalidade para os usuários será afetada.

Wilbur Ross disse que “o TikTok básico permanecerá intacto até 12 de novembro”, mas acrescentou que o WeChat “para todos os efeitos práticos será encerrado nos EUA a partir da meia-noite de segunda-feira”.

Por que os EUA querem que os aplicativos sejam banidos?
O governo Trump disse repetidamente que os aplicativos são uma ameaça porque coletam dados.

A declaração de sexta-feira do Departamento de Comércio afirma que o Partido Comunista Chinês “demonstrou os meios e motivos para usar esses aplicativos para ameaçar a segurança nacional, a política externa e a economia dos EUA”.

A ByteDance negou que mantenha quaisquer dados de usuários na China, dizendo que estão armazenados nos Estados Unidos e em Cingapura. A Tencent, dona do WeChat, disse que as mensagens em seu aplicativo são privadas.

Embora o TikTok tenha milhões de usuários nos Estados Unidos, não está claro quantos dos bilhões de usuários do WeChat estão localizados fora da China, embora seja provável que seja um número significativo.

Mas os EUA não são o único país preocupado com as empresas.

A Índia já baniu o TikTok e o WeChat, bem como dezenas de outros aplicativos chineses. O governo em Nova Déli disse que os aplicativos eram “prejudiciais à soberania, integridade e à defesa da Índia, à segurança do Estado e à ordem pública”.

O órgão de vigilância da privacidade do Reino Unido também está investigando os aplicativos.

O que são esses aplicativos?

O TikTok é um aplicativo de compartilhamento de vídeos. Os usuários podem postar até um minuto de vídeo e ter acesso a um vasto banco de dados de músicas e filtros.

O TikTok coleta uma grande quantidade de dados do usuário — incluindo os vídeos que as pessoas assistem e comentam, dados de localização, modelo do telefone e até mesmo como as pessoas digitam. Mas grande parte dessa coleta de dados é semelhante a de outras redes sociais, como o Facebook.

Em setembro, a empresa que controla o TikTok informou que o aplicativo tem mais de 100 milhões de usuários.

Já o WeChat foi criado em 2011. É um aplicativo multifuncional que permite aos usuários enviar mensagens, fazer pagamentos móveis e usar os serviços locais. Ele foi descrito como um “aplicativo para tudo” na China e tem mais de um bilhão de usuários mensais.

Como todas as plataformas de mídia social chinesas, o app censura o conteúdo que o governo considera ilegal. Em março, um relatório disse que a plataforma estava censurando palavras-chave sobre o surto de coronavírus desde 1º de janeiro.

O WeChat afirma, por sua vez, que a criptografia significa que outras pessoas não podem “espionar” suas mensagens e que conteúdos como texto, áudio e imagens não são armazenados em seus servidores — e são excluídos assim que todos os destinatários os leem.

G1