A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), iniciou o plantio de novas mudas de Ipês, Oitis e outras espécies nativas nos canteiros das avenidas que possuem uma quantidade significativa de jamelões. Neste primeiro momento, 180 mudas serão plantadas nas Avenidas Ravena e Lourenço, entre os setores Celina Park e Residencial Eldorado. Até o final do mês, serão plantados cerca de 1.200 novos exemplares

As mudas são inseridas entre os jamelões que serão retirados assim que as novas árvores alcançarem um tamanho maior. As Avenidas Nazaré (Jardim Guanabara), Inglaterra (Jardim Atlântico), Anápolis (Vila Pedroso) e Atílio Correia Lima (Cidade Jardim) serão contempladas na próxima etapa de plantio.  

De acordo com o presidente da companhia, Aristóteles de Paula, a medida faz parte de um plano preventivo da Comurg e da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), para substituição gradativa de todos os jamelões da cidade.
Em toda a cidade, mais de oito mil espécies de árvores foram plantadas nos canteiros e logradouros públicos somente neste ano. Recentemente, o órgão ainda fez a retirada de jamelões de avenidas como a Fued José Sebba, no Jardim Goiás; Ipanema, Jardim Atlântico; T-63, no Parque Anhanguera; Engenheiro Atílio Correia Lima, Cidade Jardim; Gercina Borges Teixeira, Vera Cruz II; Nazareno Roriz, Vila Aurora, e outros.

Além disso, existe um cronograma de poda preventiva que retira 80% da copa da árvore, com o objetivo de reduzir a queda do fruto no asfalto.


Os jamelões estão presentes em aproximadamente 50 vias da cidade. As árvores foram plantadas há mais de 20 anos e causam diversos danos, especialmente aos motociclistas, devido aos frutos que caem nas vias e provocam escorregões. Os locais com maior concentração destas árvores são: Jardim Guanabara, Jardim Presidente, Jardim Planalto, Cidade Jardim, Jardim Novo Mundo, Parque Amazônia, Jardim Atlântico, Vila Pedroso, Jardim Curitiba e Jardim Liberdade.


A substituição vem ocorrendo e respeita a necessidade de se fazer o plantio de outras espécies nos locais. Mais de 20 tipos de árvores foram pré-selecionadas e estão nos viveiros municipais aguardando o plantio, respeitando as características de cada região. 

Prefeitura de Goiânia