Para manter a diversidade biológica e dos recursos genéticos, além de proteger as espécies ameaçadas de extinção, o governo de Goiás tem prestado contas sobre os investimentos em monitoramento de suas unidades e conservação. Balanço divulgado nesta terça-feira, 13, pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) informa que o chamado Programa de Monitoramento e Promoção da Biodiversidade das Unidades de Conservação Goianas (PromoBio) já é uma realidade em seis parques estaduais goianos.

Segundo a Semad, o PromoBio tem como meta tornar efetivas as práticas de manejo nas Unidades de Conservação (UC) do Estado. “Além de auxiliar na proteção da fauna local, a iniciativa contribui também para integrar as áreas protegidas com as comunidades dos municípios onde estão inseridas”, informa a pasta. Segundo o governo estadual, por meio do trabalho desenvolvido nessas Unidades de Conservação (UCs) já foram catalogadas ocorrências de diversos mamíferos ameaçados de extinção.

“Os resultados demonstram que as unidades de conservação estão cumprindo os objetivos estabelecidos pelos sistemas nacional e estadual de unidades de conservação, definidos na Lei nº 9.985/2000 e Lei 14.247/2002”, diz a Semad. “O regramento determina que entre os objetivos das UCs está a contribuição para a manutenção da diversidade biológica e dos recursos genéticos, além de proteger as espécies ameaçadas de extinção no âmbito regional e nacional”, informa a pasta.