A Enel Distribuição anunciou na tarde desta quarta-feira, 14, série de medidas para tentar reduzir o tempo das quedas de energia durante o período chuvoso no Estado, especialmente em Goiânia. A chegada das chuvas tradicionalmente aumenta as ocorrências de interrupções no fornecimento, provocadas por ventos fortes e tempestades, típicos deste período do ano.

Denominado de Plano Verão, a Enel diz que o programa “tem como objetivo garantir maior eficiência no atendimento e rapidez na resposta às ocorrências durante o período de chuvas”. “Esta é uma época desafiadora para o sistema elétrico, em vista dos ventos fortes e a grande incidência de queda de árvores e galhos sobre a rede”, disse a distribuidora em comunicado à imprensa nesta quarta-feira.

A Enel afirma que se preparou para aplicar as medidas ainda durante os meses de estiagem, “realizando mutirões de ações preventivas em mais de 40 cidades do Estado”. Relata ainda que “promoveu rodada de reuniões com mais de 90 prefeituras e autoridades do poder público, com o intuito de escutar as demandas dos municípios e propor soluções, ampliando o diálogo e estreitando a relação com esses agentes”.

Segundo a distribuidora, “essas ações já começam a surtir efeito, já que, nas primeiras chuvas deste mês, a distribuidora atendeu cerca de 5 mil ocorrências em 48 horas, resultado inédito fruto de muito planejamento, automação da rede e reforço das equipes em todo o Estado de Goiás” (com informações da assessoria de imprensa da Enel Distribuição Goiás).