A britânica BP anunciou nesta quarta-feira, 14, que pretende elevar consideravelmente a produção de energia a partir de fontes renováveis. O foco da expansão dos investimentos é o Brasil, que deve receber um aporte de R$ 1 bilhão na produção de etanol – o país é o segundo maior produtor mundial do biocombustível, atrás apenas dos EUA.

Segundo Mario Lyndenhayn, responsável pelas operações da BP no Brasil, a britânica administra atualmente no país 11 usinas de açúcar e etanol juntamente com a gigante americana do agronegócio Bunge. Com a pandemia, a produção de açúcar tem pago as contas da BP, mas a retoma econômica recoloca o etanol na prioridade de investimento.

Durante o auge da pandemia, a companhia foi forçada a transformar mais cana em açúcar às custas da produção do biocombustível — e logo no primeiro ano de operação. A quarentena reduziu drasticamente a demanda de etanol e os dividendos do produto, que devem ter depreciação de 10% em 2020 no Brasil (com informações do portal Click Petróleo e Gás).