A Saneago e a BRK Ambiental, empresa subdelegatária para a operação e ampliação dos serviços de esgotamento sanitário em Aparecida de Goiânia, estão executando uma ampla frente de trabalho no município, que irá resultar em 66 quilômetros de rede implantados, atendendo 20.035 imóveis e beneficiando 66 mil moradores até 2021.

As obras são realizadas nos bairros Parque Veiga Jardim, Jardim Ipanema, Vila Oliveira e Pontal Sul. O esgoto coletado nestas localidades será encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santo Antônio.

As ações nestes bairros integram o cronograma de obras de esgotamento sanitário para Aparecida de Goiânia estabelecido entre a Saneago e a BRK Ambiental. No ano passado, 259 quilômetros de novas redes de esgoto foram implantados no município. Neste ano, mais 40 quilômetros já foram viabilizados. Atualmente, o sistema de esgotamento sanitário no município atende a 67% da população urbana que dispõe de abastecimento de água. A meta é universalizar o atendimento na cidade e expandir este número, levando o serviço de coleta e tratamento de esgoto para 90% da população.

Para que os transtornos gerados à comunidade sejam os menores possíveis, a interdição será feita em uma quadra por vez, das 7 às 18 horas. Depois da escavação das ruas, a recomposição asfáltica será realizada em até 10 dias. Já as calçadas serão refeitas até cinco dias após as intervenções. 

Cuidados

É importante que os moradores evitem lavar as calçadas e os pavimentos durante a execução das obras, pois o excesso de água atrapalha os trabalhos de recomposição, e também procurem não deixar os veículos estacionados nas ruas, pois a área deve estar livre para a implantação da rede.

No caso do trânsito, para minimizar os transtornos no fluxo de veículos e pedestres no local, a empresa já notificou a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte de Aparecida de Goiânia sobre as vias impactadas pelos trabalhos, e está tomando as providências necessárias para informar a população sobre a sinalização de obras e os desvios.

Após a implantação da rede, é fundamental que a população aguarde a notificação formal da empresa para fazer a interligação ao sistema. Até lá, os moradores deverão permanecer utilizando os sistemas individuais (fossas sépticas). Para que o público seja informado sobre o andamento das obras, equipes da BRK Ambiental vão realizar um trabalho de orientação e esclarecimento de dúvidas com comerciantes e moradores locais, bem como uma campanha de mídia volante (carro de som) nas ruas dos bairros.

Superintendência de Comunicação e Marketing da Saneago – Governo de Goiás