O Governo do Estado e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) acolhem pacientes vindos de outras cidades goianas para fazer tratamento contra o câncer em Goiânia. Com atenção redobrada e de olho nos protocolos de higiene dos órgãos de saúde, desde o início da pandemia, a Casa do Interior tem priorizado o atendimento desse grupo de pessoas.

De janeiro a agosto de 2020, a unidade acolheu 1.490 pessoas, entre pacientes e acompanhantes. Para garantir a segurança dos hóspedes e da equipe multiprofissional da unidade, a Organização solicita aos municípios e entidades sociais que façam uma triagem mais minuciosa antes de fazer o encaminhamento. A intenção é garantir atendimento a quem não pode parar o tratamento e não tem onde ficar na capital.

Para evitar o contágio pelo coronavírus, o uso de máscaras passou a ser obrigatório e a unidade intensificou a higienização. Tapetes de sanitização e recipientes com álcool 70% são vistos em vários ambientes. Três vezes ao dia, a equipe de enfermagem monitora os acolhidos com a aferição de temperatura, verificação da existência de sintomas respiratórios e outros sinais da Covid-19. Atividades como palestras são realizadas ao ar livre, com distanciamento social.

A Casa do Interior serve cinco refeições diárias, que são preparadas com muito cuidado para garantir segurança e saúde nutricional aos hóspedes. Além da hospedagem, a instituição oferece transporte gratuito aos pacientes e acompanhantes dentro de Goiânia. As janelas das vans, utilizadas no serviço, ficam abertas durante as viagens e o número de passageiros é reduzido.  

Já o Serviço de Psicologia da Casa do Interior redobrou a atenção com a saúde psíquica dos pacientes. Além dos atendimentos individuais, são trabalhados temas reflexivos. “O paciente oncológico se encontra em uma condição de maior vulnerabilidade diante da Covid-19, e isso assusta. Gera sentimentos de preocupação e medo. E, nessa hora, é fundamental que seja acompanhado de forma acolhedora, o que lhe traz mais condições de prosseguir e enfrentar o tratamento”, afirma Liliane Medeiros, psicóloga da unidade.  

A diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, afirma que é maravilhoso saber que a OVG contribui para que essas pessoas, a grande maioria de famílias em situação de vulnerabilidade social, possam dar continuidade a um tratamento tão importante, mesmo em tempos de pandemia. “O reconhecimento e o carinho que recebemos de cada pessoa beneficiada com o serviço da Casa do Interior é gratificante. Nossa intenção é acolher com segurança e oferecer carinho e conforto a essas pessoas”, diz Adryanna Melo Caiado.  

Continuidade

Coragem, fé e determinação foram atitudes decisivas na vida da dona de casa Goiaci Alves da Mata, de 57 anos, moradora de Divinópolis, que em meio à pandemia da Covid-19 precisava dar continuidade ao tratamento de câncer de estômago.

Segundo ela, o prosseguimento só foi possível por conta do suporte da Casa do Interior. “Eu não teria onde ficar. Além disso, aqui recebo informações e orientações para evitar a contaminação pela Covid-19, o que é muito importante para aqueles que, como eu, enfrentam o câncer”, afirma dona Goiaci.

Igualmente corajosa e cheia de fé é Marilene Maria Lima Castro, de 57 anos, também acolhida pela OVG. Ela veio de São Domingos para fazer tratamento de um câncer no pulmão. “Aqui, é tudo bem higienizado e organizado. A gente recebe orientações para manter o ambiente limpo, fazer higienização, trocar roupas e sapatos ao chegar do hospital”, revela Marilene, que se diz muito agradecida.

A presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, destaca a importância de o Governo de Goiás manter a acolhida aos pacientes do interior durante a pandemia. “Sabemos que o serviço é muito relevante. Os pacientes não podem ficar indo e voltando todo dia com a saúde fragilizada. São pessoas que moram longe da Capital, que não teriam condições financeiras de pagar por uma hospedagem”, afirma.

Crédito fotos: Cristina Cabral – OVG

Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) – Governo de Goiás