A Assembleia Legislativa levará a segunda votação em plenário, nesta quinta (10/12), o projeto de lei, de autoria do deputado estadual Jeferson Rodrigues (Republicanos), que classifica as atividades das igrejas, e outros templos religiosos, como atividade essencial, em período de calamidade pública causada pela pandemia do novo coronavírus.

A proposta já foi aprovada em primeira votação e vai garantir, se for aprovada e sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), o funcionamento de igrejas e templos mesmo se novas medidas de restrição forem adotadas por conta da pandemia.

“Entendemos que a igreja é o hospital da alma. Quantas pessoas, da periferia ou bairros nobres, não possuem condições de arcar com psicólogos ou psiquiatras e encontram nas igrejas alguém para ouvir seus desabafos e orientá-las?”, questionou o autor do projeto, que já subiu à tribuna por três vezes para defender a imediata aprovação de sua propositura. Jeferson é pastor licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus.

O deputado pediu aos prefeitos dos 246 municípios goianos que não fechem os templos religiosos. “Sabemos que, em tempos de pandemia, diversas pessoas estão enfrentando a síndrome do pânico, a depressão e outras aflições. Por isso, estou pedindo a todos para que aprovem essa matéria a qual, certamente, beneficiará os aflitos, sofridos e amargurados de espírito”, disse.

O deputado lembra aos prefeitos que o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu aos municípios autonomia para tomar decisões relacionadas ao combate à covid-19. “O prefeito de cada cidade poderá editar normas específicas, e eu peço, novamente, que não fechem os templos religiosos”, salientou Jeferson.

Ressaltou, ainda, que nesse período de pandemia, muitas pessoas estão sofrendo com diversas perdas emocionais e financeiras, e que o funcionamento das igrejas é essencial. “Sabemos da importância de templos religiosos para a sociedade e temos certeza de que é possível continuar funcionando sem aglomerações, sem multidões, mas recebendo os fiéis, que tanto precisam de apoio nesse momento. A fé também é uma grande aliada no combate à pandemia”, finalizou.