A prefeitura de Aparecida deve trazer de Israel as vacinas para imunizar os moradores da cidade contra a Covid-19. A compra de lotes do produto – que ainda está em fase de testes – é negociada entre o município e a Embaixada de Israel no Brasil.

Segundo o prefeito Gustavo Mendanha, Aparecida é a primeira cidade brasileira na fila de espera para adquirir as vacinas israelenses. As tratativas são feitas, já em estágio avançado, entre Gustavo e o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, com quem o prefeito de Aparecida mantém sólida relação diplomática e de amizade.

“Aparecida e Israel já têm uma trajetória de entendimento mútuo, de fluxo comercial para importações e exportações e de colaboração em áreas estratégicas, como a tecnologia, por exemplo. Agora, essa boa relação que guardamos com a Embaixada e com o Governo de Israel nós dá a oportunidade de trazer do Oriente Médio essa vacina que, com certeza, é o produto mais importante do mundo nesse momento para salvar vidas”, comenta Gustavo Mendanha.

Por enquanto, a data de disponibilização da vacina em Aparecida e a quantidade de doses adquiridas são incertas, até porque o produto ainda está na chamada fase pré-clínica, com os testes sendo feitos em animais, segundo noticiou o portal da CNN Brasil. A filial da rede norte-americana de veículos de comunicação cita como fonte um levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) publicado no dia 17 de setembro.

De acordo com as apurações feitas pela CNN, a imprensa de Israel tem informado que os testes da vacina em humanos são previstos para iniciar neste mês de outubro. A vacina do governo de Tel Aviv é desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Biológica de Israel.

Jornal Opção