Em reunião realizada na terça-feira, 6, a Comissão Intergestora Bipartite do Estado de Goiás (CIB-GO), definiu e alterou que a vacinação contra a Covid-19 aconteça 100% por idade em ordem decrescente, em todos os municípios do estado. A nova resolução já começa valer a partir desta quarta-feira, 7.

“O que foi definido é que a partir de agora os municípios avançarão na vacinação dando as doses recebidas 100% por faixa etária. Isso significa que os municípios não vão precisar reservar percentual nenhum de dose para grupos específicos. O entendimento de todos é que esses grupos prioritários com maior risco, já foram em grande maioria imunizados e que a gente precisa imediatamente acelerar a vacinação por faixa etária, para acelerar também no número de pessoas vacinadas”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim em entrevista ao Jornal Opção.

Segundo ela, por idade é operacionalmente mais fácil, considerando ainda que os grupos de maior risco já foram atendidos. “Mas, isso não quer dizer que se uma gestante quiser receber a dose ela não vai poder, ela vai sim ter prioridade independente da faixa etária. Então, gestantes, puérperas, idosos, trabalhadores da educação, da saúde que por algum motivo ainda não se vacinaram vai ter acesso também”, esclarece.

Flúvia destacou que é possível que até setembro Goiás alcance a faixa etária dos 18 anos. “Se recebermos as doses suficientes por demandas, sim há possibilidade”, conclui.  

Jornal Opção