A prefeitura de Caldas Novas tem se preparando para receber milhares de turistas ao longo da, já iniciada, temporada de férias de julho. Buscando conciliar a movimentação dos turistas com a segurança coletiva em tempos de coronavírus, as secretarias de Saúde e Turismo deram início a diversas ações a fim de garantir a manutenção dos protocolos sanitários e impedir o avanço da doença.

Para o prefeito Kleber Marra, o investimento maciço na área da Saúde, com a criação do Centro de Atendimento e Triagem para o Enfrentamento da Covid-19 (Cate), de novos leitos de UTIs e investimento na infraestrutura das unidades e nos profissionais da saúde, possibilitaram a estagnação da pandemia na cidade. “Mesmo com um decreto mais flexível, estamos conseguindo conter o avanço da doença e ao mesmo tempo permitir que os nossos moradores possam trabalhar e garantir o sustento em casa”, ressalta o prefeito.

De acordo com a secretária de Saúde, Emanuella Coelho, na última semana, o índice de ocupação dos 29 leitos de enfermaria públicos em Caldas Novas chegou a 28%. Os cinco de UTI permanecem ocupados há semanas por pacientes que a secretária denomina como “não colaborativos”, que não aceitam medidas menos invasivas antes de agravar o quadro de saúde. Emannuela informa que a média de ocupação dos 36 leitos da rede privada, entre enfermaria e UTI, foi de aproximadamente 48%.

Já o secretário de Turismo, Maurício Illes, afirma que estão sendo realizadas diversas ações de conscientização perante os proprietários de hotéis, clubes e restaurantes para garantir que sejam cumpridos todos os protocolos de segurança. “Temos uma relação muito boa com a rede hoteleira e de bares e restaurantes e por isso eles estão comprometidos em garantir uma estadia segura para nossos turistas. No entanto, também contamos com a conscientização de cada visitante para que use máscara, álcool em gel e respeite o distanciamento social”, disse.

O chefe do departamento de Vigilância Sanitária, Frederico Ribeiro, também garante que a fiscalização será reforçada durante todo o mês de julho. “Além de aumentar o número de fiscais, também contamos com as denúncias da população que nos ajudam a combater eventos que não estão cumprindo as normas sanitárias, além da aplicação de multas e interdições”, explica. Conforme repassado pelo Executivo municipal, a Secretaria de Saúde já imunizou com a primeira dose da vacina mais de 32 mil pessoas.

Jornal Opção