O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixou nesta segunda-feira, 5, o hospital onde estava internado em tratamento contra o novo coronavírus afirmando estar “melhor do que há 20 anos”. “Não temam a covid-19”, disse o líder norte-americano, citando que o país “desenvolveu excelentes remédios” contra a doença.

Trump disputa a reeleição em acirrada disputa contra o democrata Joe Biden, que está 10 pontos à frente do republicano em pesquisas de intenção de voto. Idoso e obeso, além de enfrentar a doença, o presidente tem de administrar os efeitos negativos de ele próprio ter sido infectado ante o fato de que sempre procurou minimizar a gravidade da doença.

Os Estados Unidos são justamente o país com o maior número de casos e de mortes de covid-19 no mundo. São 7,4 milhões de pessoas infectadas desde o início da pandemia, com o registro de 210 mil mortos. O Brasil está em segundo lugar em número de mortos e em terceiro em número de casos, em revezamento com a Índia, que tem mais infectados, mas menos vítimas fatais.