O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse nesta segunda-feira (5) que o número crescente de casos de covid-19 está próximo das previsões do governo, e por isso as próximas semanas serão cruciais para se descobrir se lockdowns locais podem controlar o vírus.

“A incidência de casos que estamos vendo realmente corresponde no geral àquilo que pensávamos”, disse Johnson depois que o Reino Unido relatou um salto de casos diários de covid-19, que atingiram o recorde de 22.961 nesse domingo.

Por causa de uma falha técnica, mais de 15 mil resultados de exames não haviam sido transferidos para sistemas de computador a tempo, inclusive os de rastreadores de contato.

“Para ser sincero, acho que os números ligeiramente menores que vimos não refletiam o rumo que achávamos que a doença podia tomar, por isso acho que esses números são realistas”, disse Johnson.

“O crucial é que, nos próximos dias e semanas, veremos mais claramente se algumas das restrições que adotamos começam a funcionar para conter o vírus”.

Indagado sobre vacinas, Johnson afirmou que o projeto da AstraZeneca parece estar perto de uma. “Estamos trabalhando muito duro para conseguir uma. Ainda não chegamos lá”.

“Fui ver os cientistas de Oxford no Instituto Jenner, a equipe da AstraZeneca. É incrível o que eles estão fazendo. Você realmente sente que eles devem estar perto, mas ela tem que ser devidamente testada”, disse Johnson.

Agência Brasil