A testagem ampliada de antígeno para a detecção da Covid-19 entra na sua décima quarta semana. Realizada pela a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Saúde (SMS) a próxima ação acontecerá na próxima quinta-feira (05/11) na Escola Municipal Coronel Getulino Artiaga, no setor Vila Nova localizado na região Campinas Centro da capital. Os atendimentos serão feitos das 08 às 17h nas modalidades drive thru e pedestre.

“O motivo da região Campinas Centro ser escolhida pela terceira vez, continua sendo o mesmo das últimas semanas: apresentar maior número de internações e ter um alto índice de disseminação do vírus” explica a diretora em Vigilância Epidemiológica, Grécia Carolina Pessoni.

Para realizar o teste e acompanhar a lista de bairros contemplados, interessados devem acessar o site da SMS, por meio do link: https://saude.goiania.go.gov.br/goiania-contra-o-coronavirus/testagem-covid-19-agendamento-online-regioes/ . No local reservado no site, deverão informar o CPF e o nome do bairro onde moram e no dia do teste precisarão apresentar o comprovante de endereço.

Com o mesmo esquema das semanas anteriores, poderão realizar o teste pessoas acima de 12 anos e que não apresentem sintomas. A orientação é que aqueles que tiverem algum sintoma, devem procurar uma unidade de saúde. O teste de antígeno é realizado a partir do material coletado no nariz com swab, que são espécies de hastes flexíveis. O resultado fica pronto em cerca de 20 minutos após a coleta.

Balanço


Desde o início da testagem ampliada da população no dia 05/08 até a última quinta-feira (29/10) foram realizados 93.308 testes de antígeno, sendo que 11.372 tiveram resultado positivo para a Covid-19, o que representa 12,2%.

Prefeitura de Goiânia